Crítica de fanfic: Águas Obscuras


Oi, baby's! Hoje vim trazer a crítica de uma fanfic que está bombando no Nyah! Fanfiction, e ela se chama Águas Obscuras. Só com o nome, já percebe-se que vem lacre, né não? Confere aí!

Alguns trechos foram retirados de sua história.

"Frutos de uma vingança, as sereias foram jogadas ao mar como presente aos deuses e divididas em tribos pelos oceanos. A cada quatro anos acontece um alinhamento astral onde uma sereia é concebida com seu período fértil e um festival é celebrado em prol da escolha de seu novo companheiro para reprodução. No entanto, tudo pode estar prestes a dar errado quando a nova escolhida, Allysa, persiste em um relacionamento com a raça proibida: a raça humana."

Link  — Nyah Fanfiction (Disponível apenas nesse site).
O autor Bruno Rocha decidiu que esta seria a sua primeira fanfic de fantasia, e com certeza ele conseguiu nos abalar de forma assídua com essa novidade, pois a fanfic trata-se daquelas que te prendem do ínico ao fim! Hoje pretendo abordar cada “canto” da fanfic, avaliando-a por inteiro, para vocês terem uma noção de cada ponto que eu acredito que sejam positivos e formam um todo de perfeição.

Parte de mim sabia que era verdade, e a minha irresponsabilidade um dia iria me afetar de forma cruel[...]”

A aparência conta muitas vezes, e posso dizer que o autor caprichou nessa parte! Desde uma capa maravilhosa a banners de capítulo e divulgação incríveis, Águas Obscuras tem uma parte de Design que deixa qualquer um de boca aberta. Até mesmo mapas explicando o território e pergaminhos descrevendo a constituição sagrada em que a fanfic se envolta, tem. Um grande exemplo é a capa: é harmoniosa, não precisou de muitos efeitos extravagantes para que ficasse maravilhosa. Como exemplo também, os banners: são “limpos”, mas ao mesmo tempo não deixam passar despercebido o que o autor quer nos apresentar.

Na sinopse, percebemos que a mesma não revela muitos spoilers sobre a fanfic , e deixa um tom de mistério, o que acredito que seja o ponto forte que necessitamos em TODAS as sinopses. Ela é cativante, nos prende e não deixa de ter um tom forte e ao mesmo tempo delicado. Como explicar? A escrita parece que fluiu dos dedos do Autor como se fosse a coisa mais natural do mundo, mas não deixou de passar algo como um sentimento de que a protagonista vai ter muitas aventuras, boas ou não. Esse é o lado bom.
Analisando a ortografia, percebi que há alguns errinhos sim, por mais que esteja betado. Mas isso NÃO é um problema, afinal erros todo mundo comete, não é? E estes são pequenos, como por exemplo, palavras grudadas uma na outra. Apesar de tudo isso, admiro o esforço do Autor em deixar tudo no máximo de perfeição possível, desde sempre aceitando as críticas construtivas. Ponto pra ele, afinal cada escritor precisa aprender a ler as críticas e aceitá-las para o crescimento na escrita.

"Nos últimos dias, minha vida havia virado de ponta cabeça, meus sentidos estavam perdidos num mar denso e escuro[...]".

Pensando nos elementos que o autor desenvolveu com sucesso, cheguei a conclusão de que foram quase TODOS. Esse é um universo somente dele, que acredito ter levado semanas ou até mesmo meses para ser construído, afinal cada ponto mor do enredo envolve algo específico no cosmo que o mesmo construiu. Assim, desde os mapas de cada ponto onde a história se passa, a cada clã, a cada SUSPIRO(Sim!) da protagonista, dá pra ver que foi bem desenvolvido, e as idéias são tão criativas que chegam a nos deixar boquiabertos. (Okay, eu exagerei um pouco, mas o que eu digo é verdade).
Águas Obscuras desafia as leis dos universos literários, pois ela quebra padrões e leva os leitores a longe, de modo que façam eles entrar no universo da fanfic. Essa história traz coisas novas para o gênero literário, principalmente o tema Sereias, pois não vemos muito isso por aí, e se vemos, são histórias que não chegam aos pés desta.

Na minha conclusão final, acredito que não há limites para a narração. Recomendo a todos essa leitura, pois talvez, esta aventura seja a melhor já construída, depois de Harry Potter.

— Não está chovendo apenas lá fora, dentro de mim está um temporal. |Cat.


Comentários

  1. Obrigado Cat, adorei a crítica. Fico grato por ter gostado de tudo. :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto Dreamfic's!

Novo Projeto de Dreamfics!